Se Liga Rondônia
Se Liga Rondônia

Seminário das Rodas de Samba discute políticas públicas para o setor

Teve início nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, o 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba. O evento, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), estende-se até o dia 24 de junho e ocupa dois palcos emblemáticos da cultura carioca: o Palácio Gustavo Capanema, no Centro, e o Renascença Clube, no Andaraí. O objetivo central é articular políticas públicas, fortalecer a economia criativa do setor e garantir instrumentos de proteção para uma das manifestações mais identitárias do país.
Debates e preservação cultural
O seminário surge como uma resposta a demandas do próprio setor, buscando entender a roda de samba não apenas como lazer, mas como um fenômeno de circulação cultural e geração de renda. Durante o encontro, especialistas abordam temas como patrimônio cultural, memória, ocupação de espaços públicos e a transmissão de saberes entre as gerações.
“As rodas de samba têm uma rede muito grande de produção cultural em todo o país. Elas atuam na preservação das nossas tradições e fazem a transmissão dos saberes entre as gerações do samba”, destaca o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares. A programação conta com conferências e eixos temáticos que analisam o impacto da economia do samba, além de mesas que articulam a participação social e a relação do movimento com outras linguagens artísticas, como o hip hop.
Encerramento e homenagem
A conferência de abertura contou com a participação de nomes como Sereno, do Fundo de Quintal, a deputada Benedita da Silva, e a socióloga Janja Lula da Silva. Ao longo dos três dias, personalidades como Helena Theodoro, Nilcemar Nogueira, Aline Calixto e Zé Luiz do Império conduzem os debates sobre a sustentabilidade e a importância do samba como patrimônio imaterial.
O encerramento, na quarta-feira (24), será marcado por uma mesa inspiradora no Renascença Clube, reunindo referências como Nei Lopes, Teresa Cristina, Moacyr Luz e o secretário Márcio Tavares. O evento termina com uma noite cultural comandada por Marcelinho Moreira, em uma roda de samba dedicada à Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A entrada para as atividades é gratuita, estando o acesso sujeito à lotação dos espaços.
Veja mais notícias


Fonte: News Rondônia

+Notícias

Últimas Notícias