A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram, nesta semana, mais uma ofensiva contra o garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, em Rondônia. A ação, denominada Operação Iracema, resultou na destruição de 29 dragas, na quinta-feira (25), além de embarcações e motores utilizados na exploração clandestina de minério em áreas ambientalmente protegidas.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Polícia Federal Rondônia (@pfrondonia)
Imagens aéreas divulgadas pelos órgãos mostram momentos da operação. Em uma das cenas, agentes da Polícia Federal e do Ibama localizam uma draga que tentava se esconder em um braço do rio Madeira. O cerco montado pelas equipes impediu a fuga dos responsáveis e culminou na inutilização do equipamento. Em outro trecho, uma segunda draga também é destruída. Segundo informações da operação, os equipamentos são frequentemente deslocados para áreas mais isoladas na tentativa de escapar da fiscalização.
Notícias relacionadas
10
26/06/2026
PF deflagra operação contra fraudes bancárias em Rondônia
As imagens também revelam estratégias utilizadas pelos garimpeiros para dificultar a ação dos órgãos de controle, incluindo a ocultação de equipamentos em áreas de mata próximas ao rio.
De acordo com a Polícia Federal, a destruição dos maquinários visa desarticular a estrutura logística utilizada pelos grupos que atuam de forma clandestina e predatória na região. A extração irregular de minério provoca impactos ambientais significativos, especialmente nos ecossistemas aquáticos da Amazônia.
Foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos, identificar os financiadores das operações criminosas e responsabilizar os executores das atividades ilícitas, conforme a legislação penal e ambiental vigente.
A Polícia Federal e o Ibama informaram que outras medidas legais continuam em andamento e novas ações poderão ser adotadas ao longo das investigações.
Perguntas Frequentes
O que foi a Operação Iracema?
Foi uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ibama para combater o garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, em Rondônia.
Quantas dragas foram destruídas?
A operação inutilizou 29 dragas, além de embarcações, motores e outros equipamentos utilizados na atividade clandestina.
Por que as dragas são destruídas?
Segundo os órgãos de fiscalização, a inutilização dos equipamentos impede a continuidade imediata da atividade ilegal e desarticula parte da estrutura logística utilizada pelos grupos criminosos.
O que será investigado?
A Polícia Federal instaurou inquérito para identificar os responsáveis pela exploração ilegal e os financiadores das operações de garimpo clandestino.
Haverá novas operações?
De acordo com a Polícia Federal e o Ibama, as investigações continuam e novas ações poderão ser realizadas para combater o garimpo ilegal na Amazônia.
A Operação Iracema representa mais um esforço das autoridades federais para conter o avanço do garimpo ilegal no rio Madeira. Embora a destruição de 29 dragas reduza temporariamente a capacidade operacional dos grupos envolvidos, a recorrente substituição dos equipamentos demonstra que o enfrentamento à mineração clandestina exige ações contínuas de fiscalização, investigação e responsabilização dos financiadores, além da proteção permanente dos ecossistemas da Amazônia.
Veja mais notícias
Fonte: News Rondônia