Se Liga Rondônia
Se Liga Rondônia

Estação da EFMM em Guajará-Mirim passa por reforma

Há mais de uma década, quem passava pelo prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), em Guajará-Mirim, município localizado a pouco mais de 330 quilômetros de Porto Velho, se deparava com o estado de abandono de um dos principais patrimônios históricos da região.

Na época, uma reportagem do News Rondônia registrou imagens da estação e constatou o descaso com a preservação do local. Hoje, porém, essa realidade começa a mudar graças a uma iniciativa viabilizada no contexto da implantação da Usina Hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira. “No âmbito do licenciamento ambiental federal para a implantação da Usina Hidrelétrica Jirau, um dos programas desenvolvidos foi o Programa de Arqueologia. Entre as medidas compensatórias previstas estava a reforma do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, explica Juliana Silva, coordenadora de Socioeconomia da Jirau Energia.

Para Juliana Silva, a restauração do complexo representa um importante passo para a preservação da memória ferroviária de Rondônia, além de contribuir para a valorização da cultura local e do patrimônio histórico de Guajará-Mirim. Segundo ela, a iniciativa também reafirma o compromisso da Jirau Energia com o resgate, a conservação e a valorização do patrimônio histórico da região.

As obras realizadas atualmente na antiga estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré contam com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal responsável pelo licenciamento do Programa de Arqueologia vinculado ao empreendimento. O acompanhamento do instituto garante que as intervenções sejam executadas em conformidade com as normas de preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

De acordo com o engenheiro civil da Jirau Energia, Douglas Reis, antes do início das atividades foi realizado um amplo planejamento técnico envolvendo todas as empresas participantes do projeto. “Houve um alinhamento técnico desde a etapa de preparação e mobilização até a entrega final da obra”, destaca.
Para o prefeito de Guajará-Mirim, Fábio Garcia de Oliveira, a revitalização era uma demanda antiga da população e deve fortalecer o potencial turístico do município. Segundo ele, a recuperação do patrimônio histórico beneficiará tanto os moradores quanto os visitantes que chegam à cidade, especialmente nos fins de semana. “Esse é um empreendimento muito sonhado por Guajará-Mirim e também por Rondônia, por se tratar de uma obra ligada à nossa Estrada de Ferro. Vimos o projeto, analisamos e constatamos que está muito bonito. A expectativa é grande, e nossa população ficará muito feliz”, comemora.

Já para o superintendente do Iphan em Rondônia, Crisvaldo Cássio Silva de Souza, o projeto vai além da preservação física do patrimônio. Segundo ele, a iniciativa contribui para fortalecer a identidade cultural local, estimular o turismo histórico e ampliar o reconhecimento da importância da memória regional. “É uma iniciativa que une preservação, educação, cultura e desenvolvimento local, gerando benefícios para o município e incentivando a população a valorizar ainda mais a própria história”, afirma. Com informações da assessoria de imprensa da Jirau Energia.

Veja mais notícias


Fonte: News Rondônia

+Notícias

Últimas Notícias