O mesatenista Hugo Calderano encerrou sua participação no WTT Star Contender de Ljubljana, na Eslovênia, com o vice-campeonato. Em uma final marcada pelo equilíbrio e alta intensidade, Calderano foi superado pelo japonês Shunsuke Togami por 4 sets a 3. A partida, que durou pouco mais de uma hora, terminou com as parciais de 7/11, 12/10, 11/8, 4/11, 11/5, 7/11 e 11/7.
Busca pelo tricampeonato
Calderano chegou ao torneio como o grande nome a ser batido, já que havia conquistado o título desta mesma competição nas edições de 2024 e 2025. O brasileiro, que vive uma temporada de destaque após vencer a Copa do Mundo, tinha como objetivo o tricampeonato. Apesar do revés na decisão, o desempenho no torneio esloveno contribui para a consolidação de Calderano no topo da modalidade. O atleta, atualmente o oitavo colocado no ranking mundial da WTT, segue na expectativa de ascensão na lista oficial da Federação Internacional de Tênis de Mesa após os pontos somados nesta etapa.
Desempenho feminino
Na chave feminina, o Brasil foi representado por Bruna Takahashi. A mesatenista teve um caminho desafiador e encerrou sua trajetória nas oitavas de final, ao ser derrotada por Miwa Harimoto, do Japão. Harimoto, cabeça-de-chave número 1 do evento e terceira melhor do mundo, venceu o confronto por 3 sets a 1, com parciais de 13/11, 11/13, 11/7 e 11/8.
O título do torneio feminino em Ljubljana ficou com outra atleta japonesa: Hina Hayata. Em uma final consistente, Hayata superou Yuling Zhu, de Macau, garantindo o lugar mais alto do pódio. As competições na Europa reforçam a força do tênis de mesa japonês no cenário internacional, ao mesmo tempo em que confirmam o protagonismo de Hugo Calderano entre os melhores jogadores do mundo.
Veja mais notícias
Fonte: News Rondônia