Cacoal (RO) – A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO 2), deflagrou nesta terça-feira (19) a operação “A Última Dose”, que investiga o desvio de vacinas da rede pública de saúde para aplicação em uma clínica privada no município.

Em coletiva de imprensa, os delegados Rondinelly Moreira e Fred Matos, responsáveis pela investigação, explicaram que há fortes indícios de que imunizantes destinados exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) foram desviados por servidores públicos e aplicados no setor privado.
“O nosso trabalho identificou que lotes de imunizantes aplicados no setor privado pertenciam ao estoque do município. Isso motivou a expedição das ordens judiciais e as buscas realizadas hoje”, destacou o delegado Rondinelly Moreira.
Já o delegado Fred Matos reforçou que a investigação concentra-se na vacina BCG, distribuída somente pelo SUS em 2023. “Ainda estamos apurando quem realizou o repasse ao setor privado. Já temos elementos que confirmam que as vacinas aplicadas não poderiam estar em clínicas particulares”, afirmou.
Além das buscas, a Justiça determinou medidas cautelares que proíbem os investigados de frequentar unidades de saúde e a própria Secretaria Municipal de Saúde.
Os delegados ressaltaram ainda que não há indícios de envolvimento da secretária de Saúde nem do prefeito no esquema, limitando-se a possíveis servidores e à empresa investigada.
O material apreendido durante a operação será analisado para verificar se além da BCG outras vacinas também foram desviadas.

Reportagem: Jandir Gonçalves – Direto da coletiva de imprensa da Polícia Civil (delegados Rondinelly Moreira e Fred Matos, DRACO 2).