Se Liga Rondônia
Se Liga Rondônia

Navios começam a cruzar o Estreito de Ormuz sob plano da ONU

A Organização Marítima Internacional (OMI), agência de navegação da Organização das Nações Unidas (ONU), informou nesta quarta-feira (24) que os navios comerciais já iniciaram a travessia pelo Estreito de Ormuz. O movimento faz parte de um plano de retirada estruturado pela entidade. O porta-voz da OMI confirmou o início da operação, mas preferiu não divulgar detalhes técnicos ou a identidade das primeiras embarcações que realizaram o percurso.
Movimentação e rastreamento
Dados de monitoramento de navios do London Stock Exchange Group (LSEG) revelaram que ao menos duas embarcações de granéis sólidos e um navio de carga cruzaram a região estratégica nas últimas 12 horas. Além disso, análises de tráfego marítimo da Reuters indicam que outras 35 embarcações incluindo cargueiros, porta-contêineres e graneleiros encontram-se em procedimentos de preparação para realizar a passagem pelo estreito.
O plano logístico coordenado pela agência internacional levou meses para ser totalmente elaborado e homologado pelas autoridades globais. O principal objetivo da ação humanitária e econômica é permitir o escoamento seguro de centenas de navios mercantes que ficaram retidos na região do Golfo Pérsico devido ao recente conflito geopolítico, garantindo o retorno de aproximadamente 11 mil profissionais marítimos que estavam isolados nas tripulações.
Veja mais notícias


Fonte: News Rondônia

+Notícias

Últimas Notícias