Se Liga Rondônia
Se Liga Rondônia

EUA flexibilizam restrições de viagem para seleção do Irã

Os Estados Unidos flexibilizaram, nesta terça-feira, as restrições impostas à seleção do Irã para a participação na Copa do Mundo. Segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), a equipe terá permissão para entrar no país dois dias antes de sua próxima partida, em Seattle, agendada para o dia 26 de junho. Anteriormente, o protocolo exigia que a entrada da delegação ocorresse apenas um dia antes de cada jogo, regra que havia gerado críticas do técnico iraniano, que classificou a equipe como “a seleção mais oprimida de toda a Copa do Mundo”.
Protocolos mantidos
Apesar da ampliação do prazo de permanência para o próximo compromisso, as demais exigências permanecem inalteradas. O porta-voz do DHS reforçou que o time ainda é obrigado a deixar os Estados Unidos no mesmo dia em que a partida for encerrada. A instituição ressaltou que as medidas de segurança e os protocolos gerais seguem sendo cumpridos para garantir a segurança dos jogadores, comissão técnica e torcedores presentes no torneio.
Contexto de tensões
A mudança de postura ocorre após o Irã manifestar a intenção de formalizar uma reclamação junto à Fifa contra as restrições de deslocamento, que forçavam a equipe a viajar constantemente de sua base, em Tijuana, no México, para as cidades-sede nos EUA. A situação reflete o período de fortes tensões diplomáticas entre Washington e Teerã, vivenciado após um conflito de quase quatro meses. Em março, o presidente dos EUA, Donald Trump, já havia declarado que, embora o Irã pudesse participar do torneio, considerava inadequado que a delegação permanecesse no país entre as partidas, alegando preocupações com a “vida e segurança” dos atletas.
Veja mais notícias


Fonte: News Rondônia

+Notícias

Últimas Notícias