Se Liga Rondônia
Se Liga Rondônia

Operação Saturação reforça segurança e fiscalização em unidades prisionais de Porto Velho

O Governo de Rondônia concluiu a Operação Saturação em diferentes estabelecimentos penais localizados em Porto Velho. Realizada entre os dias 4 e 14 de junho de 2026, a força-tarefa mobilizou cerca de 60 policiais penais em cronograma intensivo. O objetivo central foi ampliar o controle interno e intensificar revistas gerais na capital.
A iniciativa faz parte do planejamento estratégico coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). As vistorias focaram na manutenção da ordem, prevenção de ilícitos e identificação de falhas estruturais nas carceragens. Paralelamente, as equipes intensificaram a fiscalização do cumprimento das obrigações judiciais por apenados monitorados eletronicamente.
As vistorias e abordagens foram executadas de forma conjunta por forças táticas do sistema penitenciário rondoniense. A operação reuniu o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), a Gerência Especializada em Operações Penais (Geop) e técnicos da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (Umesp).
O gerente de Operações Penais da Sejus, Reginaldo Barbosa Lima, explicou que a atuação coordenada permitiu mitigar vulnerabilidades e atualizar os protocolos de segurança. Segundo o gestor, a presença ativa das equipes especializadas inibe desvios disciplinares e garante a estabilidade operacional dentro dos presídios da capital.
O policiamento penitenciário programado reduz os riscos de motins e assegura a integridade física dos servidores que atuam nos plantões. A extensão das ações para o ambiente externo garante que os detentos em regime semiaberto ou domiciliar cumpram rigorosamente os horários e perímetros delimitados pela Justiça.
A operação cumpriu um cronograma rigoroso de varreduras em Porto Velho. Nos dias 4 and 11 de junho, as equipes inspecionaram a Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso. A Penitenciária Edvan Mariano Rosendo recebeu os agentes no dia 5, seguida pela unidade de Médio Porte (Pandinha) no dia 6 e o Centro de Detenção Provisória no dia 7.
Nos dias 8, 9 e 10, os procedimentos ocorreram na Penitenciária Aruana, Colônia Ênio dos Santos Pinheiro, Penitenciária Milton Soares de Carvalho e Centro Vale do Guaporé. Os dias 12, 13 e 14 de junho foram dedicados à fiscalização de campo da Umesp. O secretário da Sejus, Marcus Rito, concluiu que a integração protege os servidores e os reeducandos.
Veja mais notícias


Fonte: News Rondônia

+Notícias

Últimas Notícias