Se Liga Rondônia
Se Liga Rondônia

Semana de Políticas Públicas sobre Drogas inicia com ações educativas em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), realizou a abertura oficial da 28ª Semana Nacional e da 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento ocorreu na segunda-feira (22), na Escola Estadual Flora Calheiros, localizada na Zona Leste de Porto Velho.
A campanha, cujo tema central é “Esporte é Vida”, segue com atividades programadas até o dia 26 de junho de 2026. As ações ocorrem de forma descentralizada nas 10 Secretarias Executivas Regionais da Governadoria. O cronograma atende municípios de todas as regiões do estado por meio de práticas de conscientização.
O cronograma do comitê organizador utiliza torneios esportivos e rodas de conversa como instrumentos de inclusão social e fortalecimento da autoestima da juventude rondoniense. A agenda inclui palestras, apresentações culturais, pit stops educativos, webinários e caminhadas direcionadas ao público estudantil e comunitário.
O presidente do Conepod, David Inácio, ressaltou que o combate às substâncias psicoativas exige o fortalecimento dos fatores de proteção social. O titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Massud Jorge Badra Neto, enfatizou o papel estratégico das escolas na formação cidadã e na orientação responsável dos alunos.
Em Porto Velho, a solenidade de abertura foi realizada na Escola Estadual Flora Calheiros, localizada na Zona Leste da Capital
A integração institucional com entidades civis e forças de segurança amplia a eficiência dos programas preventivos de saúde pública. O suporte oferecido em ambientes de reabilitação e o livre acesso às oficinas culturais proporcionam alternativas práticas de reinserção social para indivíduos em situação de vulnerabilidade.
A secretária-geral do Conepod, Aline Alves, destacou a mobilização simultânea para levar informação qualificada a milhares de pessoas. Na terça-feira (23), as equipes atuam na Escola César Freitas Cassol, em União Bandeirantes, e na Casa Família Rosetta, em Candeias do Jamari, além de realizarem rodas de conversa com os Alcoólicos Anônimos na Escola Flora Calheiros.
A programação de quarta-feira (24) reserva ações na Escola Marcos Freire e pit stops com a Polícia Militar Mirim. Na quinta-feira (25), haverá a incineração programada de entorpecentes apreendidos em uma cerâmica no bairro Ronaldo Aragão. O encerramento ocorre na sexta-feira (26), a partir das 15h, no Espaço Alternativo de Porto Velho, com circuitos de artes marciais e serviços sociais da Seas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, defendeu a união intersetorial entre o poder público, as instituições parceiras e as famílias. O chefe do Executivo estadual pontuou que o investimento em esporte e cultura atua diretamente na blindagem da juventude rondoniense, consolidando caminhos para uma sociedade mais segura.
Veja mais notícias


Fonte: News Rondônia

+Notícias

Últimas Notícias