Se Liga Rondônia
Se Liga Rondônia

Cobertura vacinal na Escola Brasília é ampliada em ação estratégica de saúde

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma ação descentralizada de imunização na Escola Brasília. A atividade resultou na atualização da caderneta de vacinação de cerca de 400 pessoas, entre estudantes e servidores da unidade de ensino. A iniciativa visa elevar os índices da cobertura vacinal local.
Para Saiaka, a presença da equipe de saúde na escola gera benefícios que vão além da prevenção
O projeto busca superar barreiras de acesso geradas pela rotina de trabalho dos pais e responsáveis. A estratégia vacinal adentra o ambiente escolar de forma planejada, assegurando que o público-alvo receba os imunizantes necessários. Todo o processo de aplicação em menores ocorre mediante a autorização expressa dos tutores legais.
A ação disponibilizou doses essenciais do calendário nacional de imunização para adolescentes. Entre as vacinas ofertadas estavam as contra o HPV, meningite ACWY, hepatite B, febre amarela e gripe. Os profissionais da educação também tiveram acesso aos reforços necessários para a garantia da segurança epidemiológica institucional.
A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, ressaltou o impacto positivo da regularidade dessas visitas técnicas. A profissional explicou que o deslocamento das equipes até o colégio resolve o problema de falta de tempo das famílias e otimiza o monitoramento vacinal contínuo na capital.
O ambiente de sala de aula propicia o convívio prolongado, o que eleva o risco de contágio por doenças respiratórias e virais. A presença ativa do Sistema Único de Saúde (SUS) no espaço educacional mitiga surtos internos, reduz as faltas escolares por motivos de saúde e protege a integridade de funcionários e alunos.
A professora de Física, Saiaka, defendeu a inserção do serviço de saúde no cotidiano pedagógico para evitar a transmissão de enfermidades na rotina escolar. Os estudantes Alex Sales e Kerlin Silva também elogiaram a praticidade da ação. Para eles, a medida assegura proteção direta para quem não consegue comparecer às unidades básicas.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, apontou que levar a saúde ao encontro das pessoas é vital para o controle de agravos imunoprevisíveis. O prefeito Léo Moraes chancelou a relevância social da atividade, reforçando que a imunização nas escolas garante tranquilidade familiar e consolida a medicina preventiva municipal.
Veja mais notícias


Fonte: News Rondônia

+Notícias

Últimas Notícias