spot_img

Vereadores de Cacoal realizarão audiência pública na quarta-feira e cobram mobilização da população contra privatização do SAAE

A Câmara Municipal de Cacoal realizará uma audiência pública nesta quarta-feira (16) para discutir a possível privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O anúncio foi feito durante sessão plenária realizada nesta segunda-feira (14), quando vereadores manifestaram preocupação com o avanço da Lei Estadual 1200/2023, que prevê a concessão do serviço à iniciativa privada.

A audiência, marcada para as 19h no plenário da Câmara, foi proposta pela Comissão de Finanças, Orçamento e Julgamentos de Contas, presidida pelo vereador Edimar Kapiche, e aprovada por unanimidade pelos parlamentares municipais.

“Como presidente da Comissão, juntamente com o vereador Amarilson Carvalho e a vereadora Marilande Alves, propusemos a realização desta audiência pública para defender o SAAE Cacoal contra a concessão e privatização que está em andamento através da Lei Estadual”, explicou Kapiche durante seu pronunciamento.

Temor de aumento tarifário
Uma das principais preocupações levantadas pelos vereadores é o possível aumento nas tarifas de água e esgoto caso o serviço seja privatizado. Segundo Kapiche, os valores cobrados poderiam aumentar significativamente.

“Se você não quer correr o risco de ter a sua água, que você paga em média R$ 100, saltando para possivelmente até R$ 700 para água e esgoto, venha demonstrar a sua indignação junto com a gente”, alertou o vereador.

Última etapa antes de decisão em Porto Velho
O vereador Paulinho do Cinema destacou que a audiência em Cacoal antecede um evento decisivo que ocorrerá no dia seguinte na capital do estado.

“No dia 17 será a última audiência, lá em Porto Velho. Precisamos mostrar para eles a importância dessa audiência pública aqui em Cacoal, o respeito que solicitamos e exigimos quando o assunto é SAAE e também quando o assunto é servidor público”, enfatizou.

A expectativa dos organizadores é que o plenário esteja lotado para demonstrar a posição contrária da população à privatização. “Queremos que esse plenário esteja lotado, para que possamos mostrar que nós, os cacoalenses, somos contrários à privatização”, concluiu Paulinho do Cinema.

Serviço
Audiência Pública sobre a privatização do SAAE
Data: Quarta-feira, 16 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Cacoal
Entrada: Aberta ao público

+Notícias